quinta-feira, 31 de março de 2016

segunda-feira, 21 de março de 2016

Continuando a arrumar...

Aos poucos, vou ajeitando meu cantinho...Agora, usando uma moldura de aglomerado, feita há muito tempo, pesquisei no Pinterest e achei este pensamento muito motivador.

domingo, 20 de março de 2016

Arrumando meu ateliê...

Todo mundo sabe que, trabalhar em um lugar bonito e ajeitado é muito bom! O trabalho rende! E além disso, é muito gostoso produzir as peças que deixam nosso ambiente mais agradável. Para isso, contando com a ajuda do maridão, fiz minha mini-tábua de passar. A parte de carpintaria é dele, claro! Mas, depois eu estofei e forrei com um tecido do meu agrado. Para fazer o conjunto, pesquisando na internet, achei o PAP de um agulheiro e fiz, usando um vidro de geléia. Amei o resultado! Continuando a arrumar, encapei o meu mousepad com uma técnica que aprendi em vídeos de cartonagem. Coloquei uma nova capa na minha almofada e tornei a minha prancheta mais colorida. Esta última, fiz depois de assistir um vídeo no Youtube.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Ponto cruz, encomenda.

Como eu comentei em outro post, o ponto cruz eu bordo desde os meus 12 anos e, de vez em quando, gosto de relembrar.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Pensamento que a Jo Ludwig propõe em seu treinamento "Tempo: Liberte-se já!" e que uma seguidora transformou em uma arte.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Encomenda concluída!

Hoje, terminei uma toalha de rosto, encomenda de
minha cunhada. O crivo sem corte nunca deixa de me encantar!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Aplicação em tecido com ponto caseado

Uma das técnicas de artesanato, que eu gosto muito e que, acabo não fazendo tanto como eu gostaria,


é a aplicação em tecido com ponto caseado.

terça-feira, 8 de março de 2016

Panos de prato com barrados de tecido

 Escolher um tecido lindo para fazer barrados em panos de prato, é uma das coisas que eu gosto muito. Quem faz artesanato, sabe o quanto é difícil ver tantas estampas lindas e não comprar todas! Mas, tem que ter uma acabamento bem feito! Para isso, faz alguns anos, comprei uma máquina overlock "chinesinha". Logo no início, tinha muita insegurança, mas, com o tempo aprendi a mexer nela e repor a linha que escapa. E agora ela é o meu "braço direito". Achei o manual, com todas as explicações, traduzido na internet.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Broderie suisse, bordado em tecido xadrez de três tons

    Hoje, acabei de bordar mais um pano de copa em "broderie suisse in stile italiano". Confesso que me apaixonei por este bordado, depois que eu vi que  faz toda a diferença, ele ser feito em uma tecido xadrez de três tons. Aprendi com as artesãs italianas, em um grupo fechado que participo no facebook. Como aqui no Brasil, só é vendido o tecido xadrez para bordar, em dois tons, seja ele da Estilotex, Dohler ou Karsten eu pesquisei e acabei achando o tecido atoalhado da Dohler que é de um algodão "encorpado" e muito bom para bordar. Uso o bastidor e como ele não é duplo, faço em uma tira e prego em um pano de copa. Amo o resultado! Fica muito delicado!
   Mas, não pensem que parei aí! Uso a tricoline também, para bordar! Este tecido oferece uma gama maior de cores e o resultado final é maravilhoso!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Conclusão

            Conversando com minha amiga Pepa Magalhães, sobre a minha postagem  "Adaptação ou criação", ela, assim como minha amiga Roseane Benvenutti, concordaram que esta distinção seria apropriada. Acredito eu, que muitas polêmicas seriam evitadas. E também muitos mal-entendidos. Fiquei analisando o que seria uma adaptação e o que seria uma criação? No meu entender, uma adaptação seria quando o "desenho" principal fosse uma cópia e o restante não. Ou então, em outros casos, quando o gráfico é o mesmo e no qual só se modificam alguns detalhes. Por exemplo, a parte interna do desenho. Uma criação seria, uma modificação total da disposição de um gráfico, ou seja, podendo usar os mesmos elementos, mas de uma forma, totalmente, diferente. A Pepa compara a criação com a arrumação de um cômodo por pessoas diferentes. Os mesmos móveis, mas, colocados, de acordo, com o gosto de cada um.
           Baseada nisso, cheguei a uma conclusão sobre os meus trabalhos na revista Minuano. A toalha branco no branco é uma adaptação e o pano de copa, uma criação.

terça-feira, 1 de março de 2016

Criação ou adaptação?

Quando fui convidada para participar da revista de Ponto Reto da Minuano, fiquei, tremendamente, insegura! Eu, criar? Pesquisei aqui e ali. Peguei uma florzinha aqui, outra cercadura ali, um detalhe e fui montando "minha criação". As outras três peças que fiz, acabaram fluindo mais tranquilamente, pois fui pegando o jeito e me aventurando mais. Bom, na postagem da minha primeira "criação", alguém me disse: "Nossa Lígia, eu bordo esta flor e gosto muito, não sabia que era sua!" E eu lhe disse que a florzinha não era minha e sim, que tinha usado para criar o meu próprio gráfico. Estou falando tudo isso, pois acho que seria muito interessante haver nas revistas, a possibilidade de se denominar cada peça apresentada. De criação ou adaptação! Evitar-se-iam muitas polêmicas! E para pessoas que gostam do "preto no branco" como eu, mais tranquilidade na hora de "criar" ou "adaptar".